O efeito do treinamento de circuito utilitário militar sobre a regulação autonômica cardíaca em militares do Exército brasileiro
v.84, n.1 - 2015
PDF

Palavras-chave

Frequência Cardíaca
marcadores cardíacos
treinamento físico militar

Como Citar

Júnior, J., & Morgado, J. (2015). O efeito do treinamento de circuito utilitário militar sobre a regulação autonômica cardíaca em militares do Exército brasileiro. Revista De Educação Física / Journal of Physical Education, 84(1). Recuperado de https://revistadeeducacaofisica.emnuvens.com.br/revista/article/view/98

Resumo

Introdução: A Pista de Treinamento de circuito utilitário militar é uma das formas de treinamento físico previstas no manual de Campanha de Treinamento Físico do Exército, o C 20-20 (2002), sendo orientada para o desenvolvimento neuromuscular e cardiopulmonar. Essa pista possui uma sequência de exercícios intercalados em estações, sem intervalos de recuperação entre as estações. A intensidade elevada pode levar a regulação autonômica cardíaca a níveis não desejados. Portanto, é necessário verificar os marcadores de variabilidade de frequência cardíaca, mesmo que agudamente.

Objetivo: Verificar os efeitos da pista de treinamento de circuito utilitário militar, sobre a regulação autonômica.

Métodos: Foram realizadas três passagens na pista, com intensidades de 30, 45 e 60 segundos para execução de cada exercício, onde os oito participantes (alunos da EsEFEx 2015), utilizaram um frequencímetro cardíaco, para aferir os marcadores da variabilidade da frequência cardíaca durante as passagens na pista.

Resultados: Após realizar os testes de ANOVA e Kruskal Wallis, verificamos que dos seis marcadores selecionados para estudo, somente o RMSSD, mostrou diferença significante estatística e somente entre duas das três passagens realizadas na pista.

Conclusão: Foi encontrada diferença estatisticamente significativa em apenas um dos indicadores cardíacos, na execução da pista no tempo de 30 para 60 segundos.

PDF
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
  1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
  2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
  3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.