Análise Semiótica das imagens dos pôsteres dos Jogos Desportivos do Exército e dos 5º Jogos Mundiais Militares
v.84, n.1 - 2015
PDF

Palavras-chave

eventos esportivos militares
marketing
semiótica peirciana

Como Citar

Luna, M., & Toledo-Leal, F. (2015). Análise Semiótica das imagens dos pôsteres dos Jogos Desportivos do Exército e dos 5º Jogos Mundiais Militares. Revista De Educação Física / Journal of Physical Education, 84(1). Recuperado de https://revistadeeducacaofisica.emnuvens.com.br/revista/article/view/99

Resumo

Introdução: O Brasil tem passado por um momento esportivo único na sua história, pois, estão acontecendo diversos eventos esportivos internacionais, conhecidos como Grandes Eventos, quais sejam: Jogos Pan Americanos do Rio de Janeiro de 2007, 5 º Jogos Mundiais Militares de 2011 do CISM (5º JMM), a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro de 2016, todos em um pequeno intervalo de tempo. Dentro da esfera do Exército Brasileiro podemos citar os Jogos Desportivos do Exército (JDE) como uma competição de grande expressividade, pois reúne militares de todo o território nacional. Sendo assim, a exposição da imagem desses jogos tem enorme relevância. Afinal, é o marketing que consegue atrair turistas e, até mesmo, a mídia para a cobertura de tais eventos.

Objetivo: Realizar uma análise semiótica de Pierce dos pôsteres oficiais do 5º Jogos Mundiais Militares e dos Jogos Desportivos do Exército, verificando assim o que os signos utilizados nos pôsteres representam e se essa representação é a imagem que quer ser passada para as pessoas, ou seja os interpretes.

Métodos: Foi realizado uma análise seguindo o modelo da Semiótica Peirciana dos Pôsteres dos 5ºJMM e dos Jogos Desportivos do Exército.

Resultados: Foi possível verificar que o pôster dos 5º JMM apresenta a imagem de uma pomba pintada de forma harmônica nas cores do Brasil, já o pôster dos JDE caracterizava-se a figura de um homem, uma coroa de louros e a insígnia do Exército Brasileiro feitos na cor verde.

Conclusão: Na análise realizada percebeu-se forte relação entre a forma de apresentação dos pôsteres e o alcance do público. Além disso, foi possível constatar que o pôster dos 5º JMM estava de acordo com o ideal da competição, isto é, a promoção da paz e a integração dos povos através do esporte, e que o pôster dos JDE também atinge seus objetivos, pois nele estão representados os ideais e valores da instituição, por exemplo: a superação e a força, características inerentes aos militares.

PDF
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
  1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
  2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
  3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.