APTIDÃO FÍSICA DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES ESCOLARES PRATICANTES DE ESPORTES EXTRACURRICULARES
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Palavras-chave

Saúde
Esporte
Crianças
Adolescentes
Escola.

Como Citar

Generosi, R. A., Baroni, B. M., Leal Junior, E. C. P., Bergmann, G. G., Garlipp, D. C., & Cardoso, M. (2009). APTIDÃO FÍSICA DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES ESCOLARES PRATICANTES DE ESPORTES EXTRACURRICULARES. Revista De Educação Física / Journal of Physical Education, 78(144). https://doi.org/10.37310/ref.v78i144.245

Resumo

Estudar os componentes relacionados à aptidão física e saúde é de fundamental importância para a compreensão destas variáveis nos diferentes contextos sociais, idades e gêneros sexuais. Este estudo propõe verificar a freqüência de ocorrência de crianças e adolescentes escolares nas zonas de classificação para a saúde, levando em consideração os critérios propostos pela literatura. Avaliou-se um total de 98 escolares (de nove à 17 anos), de ambos os sexos, praticantes de futebol/futsal/voleibol/natação, na cidade de Caxias do Sul/RS – Brasil. Para avaliar a aptidão física e a incidência de indivíduos nas zonas de classificação de saúde, foram utilizados os protocolos e critérios propostos pelo Projeto Esporte Brasil (PRoESPBR,2007). Nos resultados, encontrou-se um grande percentual de
indivíduos classificados na zona Normal (IMC), e de Boa e Muito Boa saúde (demais componentes analisados). Conclui-se, desta forma, que há uma grande probabilidade da prática sistematizada, planejada e orientada de um esporte extracurricular ser o fenômeno responsável por elevar os níveis de aptidão física e saúde da grande maioria das crianças e adolescentes analisadas.

 

https://doi.org/10.37310/ref.v78i144.245
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