APTIDÃO FÍSICA DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES ESCOLARES PRATICANTES DE ESPORTES EXTRACURRICULARES
PDF (Português (Brasil))

Keywords

Saúde
Esporte
Crianças
Adolescentes
Escola.

How to Cite

Generosi, R. A., Baroni, B. M., Leal Junior, E. C. P., Bergmann, G. G., Garlipp, D. C., & Cardoso, M. (2009). APTIDÃO FÍSICA DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES ESCOLARES PRATICANTES DE ESPORTES EXTRACURRICULARES. Journal of Physical Education, 78(144). https://doi.org/10.37310/ref.v78i144.245

Abstract

Estudar os componentes relacionados à aptidão física e saúde é de fundamental importância para a compreensão destas variáveis nos diferentes contextos sociais, idades e gêneros sexuais. Este estudo propõe verificar a freqüência de ocorrência de crianças e adolescentes escolares nas zonas de classificação para a saúde, levando em consideração os critérios propostos pela literatura. Avaliou-se um total de 98 escolares (de nove à 17 anos), de ambos os sexos, praticantes de futebol/futsal/voleibol/natação, na cidade de Caxias do Sul/RS – Brasil. Para avaliar a aptidão física e a incidência de indivíduos nas zonas de classificação de saúde, foram utilizados os protocolos e critérios propostos pelo Projeto Esporte Brasil (PRoESPBR,2007). Nos resultados, encontrou-se um grande percentual de
indivíduos classificados na zona Normal (IMC), e de Boa e Muito Boa saúde (demais componentes analisados). Conclui-se, desta forma, que há uma grande probabilidade da prática sistematizada, planejada e orientada de um esporte extracurricular ser o fenômeno responsável por elevar os níveis de aptidão física e saúde da grande maioria das crianças e adolescentes analisadas.

 

https://doi.org/10.37310/ref.v78i144.245
PDF (Português (Brasil))
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
  1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
  2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
  3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.