CARACTERÍSTICAS ANTROPOMÉTRICAS E DESEMPENHO FÍSICO DE SOLDADOS INTEGRANTES DA TROPA DE CHOQUE
PDF

Palavras-chave

Atividades militares
desempenho atlético
exercício
força muscular

Como Citar

Ferreira Júnior, A. C. C., Moreira, J. D., Coertjens, M., & Kruel, L. F. M. (2013). CARACTERÍSTICAS ANTROPOMÉTRICAS E DESEMPENHO FÍSICO DE SOLDADOS INTEGRANTES DA TROPA DE CHOQUE. Revista De Educação Física / Journal of Physical Education, 82(157). https://doi.org/10.37310/ref.v82i157.283

Resumo

A ação da Tropa de Choque caracteriza-se pela rapidez na dispersão do grupamento através da força e potência muscular, entretanto sua preparação caracteriza-se pela especificidade aeróbica. O objetivo deste trabalho foi analisar características antropométricas, força muscular e desempenho físico aeróbico e anaeróbico avaliados em soldados da Tropa de Choque do Exército com resultados da literatura obtidos com atletas do futebol americano, rúgbi e cabo de guerra. Foram avaliados 24 soldados quanto às características antropométricas, potência anaeróbica (Teste de Wingate e salto vertical), força de preensão manual, força de membros superiores no supino e membros inferiores no agachamento através de uma Repetição Máxima (1RM) e Teste de corrida de 12 min e força muscular localizada obtidos no Teste de Aptidão Física (TAF). Os valores médios das características antropométricas foram: estatura (178 ± 5 cm), massa corporal total (79,9 ± 7,8 kg), massa magra (68,60 ± 4,9 kg), percentual de massa gorda (13,8 ± 3,6 %). O pico de potência foi de 773,0 ± 124,8 W, potência média de 604,5 ± 69,7 W, trabalho total de 18.136 ± 2.091 J e Índice de Fadiga de 58,4 ± 10,5 %. A distância no salto vertical foi de 55 ± 6 cm. A força de preensão manual foi de 60,8 ± 15, 2 kgf (dominante) e 56,2 ± 14,7 kgf (não-dominante). No supino foi obtido 75,6 ± 20,1 kg e no agachamento 126,4 ± 19,8 kg. Todos os resultados do TAF atingiram os conceitos máximos exigidos. O condicionamento aeróbico e a resistência muscular localizada dos soldados da Tropa de Choque estão de acordo com as exigências do TAF, porém possuem características antropométricas, níveis de força muscular e potência anaeróbica inferiores aos atletas dos esportes analisados.
https://doi.org/10.37310/ref.v82i157.283
PDF
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
  1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
  2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
  3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.