CARACTERÍSTICAS ANTROPOMÉTRICAS E DESEMPENHO FÍSICO DE SOLDADOS INTEGRANTES DA TROPA DE CHOQUE
PDF (Português (Brasil))

Keywords

Atividades militares
desempenho atlético
exercício
força muscular

How to Cite

Ferreira Júnior, A. C. C., Moreira, J. D., Coertjens, M., & Kruel, L. F. M. (2013). CARACTERÍSTICAS ANTROPOMÉTRICAS E DESEMPENHO FÍSICO DE SOLDADOS INTEGRANTES DA TROPA DE CHOQUE. Journal of Physical Education, 82(157). https://doi.org/10.37310/ref.v82i157.283

Abstract

A ação da Tropa de Choque caracteriza-se pela rapidez na dispersão do grupamento através da força e potência muscular, entretanto sua preparação caracteriza-se pela especificidade aeróbica. O objetivo deste trabalho foi analisar características antropométricas, força muscular e desempenho físico aeróbico e anaeróbico avaliados em soldados da Tropa de Choque do Exército com resultados da literatura obtidos com atletas do futebol americano, rúgbi e cabo de guerra. Foram avaliados 24 soldados quanto às características antropométricas, potência anaeróbica (Teste de Wingate e salto vertical), força de preensão manual, força de membros superiores no supino e membros inferiores no agachamento através de uma Repetição Máxima (1RM) e Teste de corrida de 12 min e força muscular localizada obtidos no Teste de Aptidão Física (TAF). Os valores médios das características antropométricas foram: estatura (178 ± 5 cm), massa corporal total (79,9 ± 7,8 kg), massa magra (68,60 ± 4,9 kg), percentual de massa gorda (13,8 ± 3,6 %). O pico de potência foi de 773,0 ± 124,8 W, potência média de 604,5 ± 69,7 W, trabalho total de 18.136 ± 2.091 J e Índice de Fadiga de 58,4 ± 10,5 %. A distância no salto vertical foi de 55 ± 6 cm. A força de preensão manual foi de 60,8 ± 15, 2 kgf (dominante) e 56,2 ± 14,7 kgf (não-dominante). No supino foi obtido 75,6 ± 20,1 kg e no agachamento 126,4 ± 19,8 kg. Todos os resultados do TAF atingiram os conceitos máximos exigidos. O condicionamento aeróbico e a resistência muscular localizada dos soldados da Tropa de Choque estão de acordo com as exigências do TAF, porém possuem características antropométricas, níveis de força muscular e potência anaeróbica inferiores aos atletas dos esportes analisados.
https://doi.org/10.37310/ref.v82i157.283
PDF (Português (Brasil))
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
  1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
  2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
  3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.