Aspectos motivacionais do treinamento de força com orientações online e presencial: um estudo observacional descritivo
REF-JPE v.91 n.4 (2022)
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Palavras-chave

exercício físico
tecnologia
saúde
estados afetivos
estresse

Como Citar

Lacerda, L. T., Soares Rodrigues, I. J., Oliveira Souza, M. H., Brandão, C. F. C. e C. M., Salgado, J. V. V., & Borba, D. A. (2023). Aspectos motivacionais do treinamento de força com orientações online e presencial: um estudo observacional descritivo. Revista De Educação Física / Journal of Physical Education, 91(4), 375–388. https://doi.org/10.37310/ref.v91i4.2889

Resumo

Introdução: Ao longo da pandemia do COVID-19, o cenário da atuação do profissional de Educação Física sofreu com mudanças. Com as academias fechadas e o medo da contaminação, a busca por exercícios físicos que pudessem ser realizados sem sair de casa aumentaram durante a pandemia. Com isso, o profissional de Educação Física teve que se adaptar para atender de forma online seus alunos.

Objetivo: Identificar os fatores motivacionais e o nível de motivação de praticantes do treinamento de força realizado no formato presencial e on-line.

Métodos: Estudo observacional, com amostra por conveniência, para o qual foram selecionados para participar 35 indivíduos praticantes de musculação. Para colher identificar os aspectos motivacionais presentes durante o treinamento de força realizado de forma online e presencial, foi aplicado um questionário ao longo de seis sessões de treinamento.

Resultados: Os resultados mostraram que o treino presencial traz mais motivação ao aluno, tendo mais fatores propulsores para a realização de exercícios físicos, proporcionando um ambiente propício para maior sociabilidade entre praticantes. Para os homens e mulheres, a melhora da saúde, prazer, controle de estresse e estética são fatores muito importantes para praticarem exercícios físicos.

Conclusão: De acordo com os resultados encontrados, apesar de não terem sido observadas diferenças na frequência e duração das sessões de treinamentos, o treinamento realizado presencialmente pode ser considerado mais motivante, sendo esse um formato de treinamento propício para uma maior sociabilidade entre os praticantes de exercícios físicos.

https://doi.org/10.37310/ref.v91i4.2889
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