Revolução de 1930 no Brasil e interfaces com a Revista de Educação Física do Exército Brasileiro (1932-1934): uma pesquisa histórica
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Palavras-chave

educação física
educação física escolar
aspectos históricos
periódicos científicos
sanitarismo

Como Citar

de Souza Gomes, R., Cavalcanti Novaes , R., & de Cassio Costa Telles, S. (2024). Revolução de 1930 no Brasil e interfaces com a Revista de Educação Física do Exército Brasileiro (1932-1934): uma pesquisa histórica. Revista De Educação Física / Journal of Physical Education, 92(2), 268–280. https://doi.org/10.37310/ref.v92i2.2943

Resumo

Introdução: A partir da metade da década de 30, a principal concepção pedagógica da Educação Física foi a higienista. Seu objetivo central era o ensino de hábitos de higiene e saúde, primando pelo desenvolvimento físico e da moral, por meio dos exercícios físicos

Objetivo: A pesquisa possui como objetivo compreender como as mudanças sociopolíticas decorrentes da Revolução de 1930, liderada por Getúlio Vargas, dialogaram com os conteúdos publicados na Revista de Educação Física do Exército, no período de 1932-1934.

Métodos: Pesquisa histórica cuja opção metodológica foi a micro-história, pois, permite entender as particularidades de um determinado momento histórico.

Resultados e Discussão: Houve diálogo entre a Revolução de 1930, a formação de um novo homem alcançada por meio da prática de exercícios físicos e o desenvolvimento da Educação Física no Brasil.. Observou-se a importância dos exercícios físicos no desenvolvimento do país e a relevância das mulheres e crianças no contexto do crescimento da nação

Conclusão: Reconhece-se a importância de compreender a Educação Física a partir do contexto histórico, social e político, em que ela se encontra inserida.

https://doi.org/10.37310/ref.v92i2.2943
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