Perfil sociodemográfico do gestor esportivo brasileiro no período entre 2012 e 2022: um estudo descritivo e analítico
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Palavras-chave

gestão esportiva
Educação Física
administração

Como Citar

Saloti, M. H. da S., Saloti, F. L. da S., & Medeiros, L. K. (2024). Perfil sociodemográfico do gestor esportivo brasileiro no período entre 2012 e 2022: um estudo descritivo e analítico. Revista De Educação Física / Journal of Physical Education, 93(3), 161–169. https://doi.org/10.37310/ref.v93i3.2977

Resumo

Introdução: O presente artigo analisou o perfil do gestor esportivo brasileiro através de busca na literatura cientifica no período entre 2012 e 2022. Sua importância foi averiguar como o processo e gestão de trabalho transcorre no universo da Educação física.

Objetivo: conhecer o perfil dos gestores esportivos brasileiros, por meio de uma investigação na base de dados da literatura científica, bem como avaliar o que há de construção de conhecimento literário acerca da gestão esportiva no Brasil.

Métodos: Estudo descritivo e analítico que utilizou para a coleta de dados as bases: Periódicos CAPES, Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Scientific Electronic Library Online (SciELO) e Google Acadêmico.

Resultados e Discussão: O perfil observado do gestor esportivo brasileiro dos últimos 10 anos foi, descritivamente, do gênero masculino, com idade  variando entre 30 e 50 anos, casado, com ensino superior completo em Educação Física e curso de especialização na mesma área, com atividade dominante presidente e/ou proprietário, permanecendo no cargo por até cinco anos, em média, apresentando média salarial mensal inferior a R$3.000,00 com carga horária até 40 horas semanais, apresentando experiência de 1 a 10 anos.

Conclusão: Observou-se que a participação feminina no setor é reduzida em relação ao contingente masculino e que há necessidade de: valorização financeira, divulgação dos serviços que são prestados para a comunidade e de realização de estudos demonstrando a relevância da atuação do profissional/professor de educação física na vida do indivíduo e da sociedade.

https://doi.org/10.37310/ref.v93i3.2977
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