Resumo
O propósito deste trabalho foi verificar o impacto vertical provocado pelo recuo com arma de fogo curta nas articulações do punho, cotovelo, e ombro, a partir da adoção de posições de tiro diferenciadas. O sujeito da pesquisa foi um atirador com 22 anos de experiência. O instrumento utilizado para a mensuração foi um acelerômetro piezoelétrico triaxial do tipo 4321, da Brüel e Kjaer, conectado a um sistema de aquisição de dados. Foi utilizada uma pistola de ação simples Imbel, calibre 380 ACP e cano quatro polegadas, com munição recarregada. As três posições de tiro foram Weaver, Weaver Chapman e Isósceles. Os resultados mostraram que, no punho, a maior absorção ocorreu na posição Weaver Chapman, apresentando diferenças significativas em relação às demais; no cotovelo e no ombro, a Weaver apresentou os menores valores em relação às demais.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.