Impacto vertical decorrente do recuo com arma de fogo em diferentes posições de tiro
PDF (Português (Brasil))

Keywords

Impacto
Tiro
Posições de Tiro

How to Cite

Esteves, A. C., Caldeira, R. M., Szekut, A. R., dos Reis, D. C., Nascimento, A. da S., & Moro, A. R. P. (2017). Impacto vertical decorrente do recuo com arma de fogo em diferentes posições de tiro. Journal of Physical Education, 75(134). Retrieved from https://revistadeeducacaofisica.emnuvens.com.br/revista/article/view/415

Abstract

O propósito deste trabalho foi verificar o impacto vertical provocado pelo recuo com arma de fogo curta nas articulações do punho, cotovelo, e ombro, a partir da adoção de posições de tiro diferenciadas. O sujeito da pesquisa foi um atirador com 22 anos de experiência. O instrumento utilizado para a mensuração foi um acelerômetro piezoelétrico triaxial do tipo 4321, da Brüel e Kjaer, conectado a um sistema de aquisição de dados. Foi utilizada uma pistola de ação simples Imbel, calibre 380 ACP e cano quatro polegadas, com munição recarregada. As três posições de tiro foram Weaver, Weaver Chapman e Isósceles. Os resultados mostraram que, no punho, a maior absorção ocorreu na posição Weaver Chapman, apresentando diferenças significativas em relação às demais; no cotovelo e no ombro, a Weaver apresentou os menores valores em relação às demais.
PDF (Português (Brasil))
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
  1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
  2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
  3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.