IMPACTO DE UM PROGRAMA DE TREINAMENTO SOBRE O CONDICIONAMENTO AERÓBICO, ESTADO DE ANSIEDADE, COMPOSIÇÃO CORPORAL E QUALIDADE DE VIDA DE POLÍCIAS MILITARES DO GRUPO TÁTICO OPERACIONAL DO NORTE DO BRASIL.
PDF

Palavras-chave

atividade física
condicionamento aeróbico
composição corporal
ansiedade
qualidade de vida
policiais militares.

Como Citar

Raiol, W. R. C., Ferreira, P. R. P., Walsh-Monteiro, A. L., & Borba-Pinheiro, C. J. (2021). IMPACTO DE UM PROGRAMA DE TREINAMENTO SOBRE O CONDICIONAMENTO AERÓBICO, ESTADO DE ANSIEDADE, COMPOSIÇÃO CORPORAL E QUALIDADE DE VIDA DE POLÍCIAS MILITARES DO GRUPO TÁTICO OPERACIONAL DO NORTE DO BRASIL. Revista De Educação Física / Journal of Physical Education, 80(152). https://doi.org/10.37310/ref.v80i152.449

Resumo

O presente estudo teve como objetivo verificar o impacto de um programa de treinamento sobre o condicionamento aeróbico, a composição corporal, a ansiedade e qualidade de vida de policiais militares do Grupo Tático Operacional (GTO) do município de Tucuruí-PA. Materiais e Métodos: a amostra foi constituída por 10 militares voluntários integrantes do GTO, caracterizada por indivíduos com 35,8±7,1 anos de idade, 170±4,1(cm) de estatura, 78,2±9,2 (kg) de Massa corporal, 17,6±3,8 de percentual de gordura (%G) e 27,1±2,4 de índice de massa corporal (IMC). Utilizou-se para a avaliação das variáveis: condicionamento aeróbico (o teste de Cooper de 12 minutos, para o estado de ansiedade (Inventário de Ansiedade de Beck), versão em português, e para a qualidade de vida o SF-36 (Medical Outcome Study /Short Form-36). O programa foi periodizado em oito semanas com ciclos bisemanais e com diferentes intensidades, as seções foram de três vezes/semana com um tempo de 60 a 90minutos. Resultados: a análise dos dados evidenciou os seguintes resultados: para o condicionamento aeróbico houve uma melhora significativa no VO2Máx (Δ= + 9,33%, p=0,001), para o estado de ansiedade observou-se que apesar de não ter havido uma melhora significativa, obteve-se uma diminuição de 10%, para a qualidade de vida houve melhoras nas médias das funções específicas do SF-36, sendo que na saúde mental observou-se uma melhora significativa (Δ= +8,79%, p=0,04). Além disso, houve também uma melhora significativa no % de gordura (Δ= -2,24%, p=0,01). Conclusão: conclui-se que o programa de treinamento sugerido no presente estudo pode ser recomendado para policiais militares do GTO do município de Tucuruí-PA, pois possibilitou melhoras nas variáveis estudadas, em especial, ao condicionamento aeróbico, ao %G e qualidade de vida.

https://doi.org/10.37310/ref.v80i152.449
PDF
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
  1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
  2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
  3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.