IMPACTO DE UM PROGRAMA DE TREINAMENTO SOBRE O CONDICIONAMENTO AERÓBICO, ESTADO DE ANSIEDADE, COMPOSIÇÃO CORPORAL E QUALIDADE DE VIDA DE POLÍCIAS MILITARES DO GRUPO TÁTICO OPERACIONAL DO NORTE DO BRASIL.
PDF (Português (Brasil))

Keywords

atividade física
condicionamento aeróbico
composição corporal
ansiedade
qualidade de vida
policiais militares.

How to Cite

Raiol, W. R. C., Ferreira, P. R. P., Walsh-Monteiro, A. L., & Borba-Pinheiro, C. J. (2021). IMPACTO DE UM PROGRAMA DE TREINAMENTO SOBRE O CONDICIONAMENTO AERÓBICO, ESTADO DE ANSIEDADE, COMPOSIÇÃO CORPORAL E QUALIDADE DE VIDA DE POLÍCIAS MILITARES DO GRUPO TÁTICO OPERACIONAL DO NORTE DO BRASIL. Journal of Physical Education, 80(152). https://doi.org/10.37310/ref.v80i152.449

Abstract

O presente estudo teve como objetivo verificar o impacto de um programa de treinamento sobre o condicionamento aeróbico, a composição corporal, a ansiedade e qualidade de vida de policiais militares do Grupo Tático Operacional (GTO) do município de Tucuruí-PA. Materiais e Métodos: a amostra foi constituída por 10 militares voluntários integrantes do GTO, caracterizada por indivíduos com 35,8±7,1 anos de idade, 170±4,1(cm) de estatura, 78,2±9,2 (kg) de Massa corporal, 17,6±3,8 de percentual de gordura (%G) e 27,1±2,4 de índice de massa corporal (IMC). Utilizou-se para a avaliação das variáveis: condicionamento aeróbico (o teste de Cooper de 12 minutos, para o estado de ansiedade (Inventário de Ansiedade de Beck), versão em português, e para a qualidade de vida o SF-36 (Medical Outcome Study /Short Form-36). O programa foi periodizado em oito semanas com ciclos bisemanais e com diferentes intensidades, as seções foram de três vezes/semana com um tempo de 60 a 90minutos. Resultados: a análise dos dados evidenciou os seguintes resultados: para o condicionamento aeróbico houve uma melhora significativa no VO2Máx (Δ= + 9,33%, p=0,001), para o estado de ansiedade observou-se que apesar de não ter havido uma melhora significativa, obteve-se uma diminuição de 10%, para a qualidade de vida houve melhoras nas médias das funções específicas do SF-36, sendo que na saúde mental observou-se uma melhora significativa (Δ= +8,79%, p=0,04). Além disso, houve também uma melhora significativa no % de gordura (Δ= -2,24%, p=0,01). Conclusão: conclui-se que o programa de treinamento sugerido no presente estudo pode ser recomendado para policiais militares do GTO do município de Tucuruí-PA, pois possibilitou melhoras nas variáveis estudadas, em especial, ao condicionamento aeróbico, ao %G e qualidade de vida.

https://doi.org/10.37310/ref.v80i152.449
PDF (Português (Brasil))
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
  1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
  2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
  3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.