AVALIAÇÃO DO ESTADO NUTRICIONAL DE BAILARINAS DA DANÇA DO VENTRE
PDF

Palavras-chave

Perfil Antropométrico
Consumo Alimentar
Bailarinas

Como Citar

Ribeiro, I. M. (2018). AVALIAÇÃO DO ESTADO NUTRICIONAL DE BAILARINAS DA DANÇA DO VENTRE. Revista De Educação Física / Journal of Physical Education, 77(143). https://doi.org/10.37310/ref.v77i143.466

Resumo

A Dança do Ventre é uma dança feminina que desenvolve a graça, a sensualidade e a alegria de ser mulher. O presente estudo teve como objetivo a identificação da correlação existente entre a ingestão alimentar e a composição corporal de baillarinas da Dança do Ventre, de um grupo autônomo, denominado Yalabina, do Rio de Janeiro. Foram estudadas 12 bailarinas, que apresentavam, em média, idade de 31,58 ± 5,40 anos e uma experiência prévia de 5,18 ± 0,60 anos com a Dança do Ventre. Para avaliação do estado nutricional, utilizou-se o método antropométrico (IMC) e, para avaliação da ingestão alimentar, utilizou se o método de registro alimentar, através do qual cada uma das bailarinas descreveu, detalhadamente, a quantidade dos alimentos e bebidas ingeridos durante três dias, sendo um deles no final de semana. Os resultados obtidos foram analisados estatisticamente através do cálculo das médias, desvios padrão e variância (Anova One-Way) para determinação do perfil antropométrico e para análise do consumo alimentar, através da quantificação dos macronutrientes ingeridos respectivamente. Não houve diferença estatisticamente significativa (p > 0,05) entre a avaliação da ingestão alimentar registrada nos três dias. Já em relação às recomendações daWorld Health Organization (2003), as dietas foram classificadas como hipercalóricas, normoglicídicas, hiperprotéicas e hiperlipídicas, nos três dias. Conclui-se que os resultados obtidos apontam a necessidade de uma intervenção nutricional, principalmente no que diz respeito ao consumo de energia, proteínas e lipídios.

https://doi.org/10.37310/ref.v77i143.466
PDF
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
  1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
  2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
  3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.