AVALIAÇÃO DO ESTADO NUTRICIONAL DE BAILARINAS DA DANÇA DO VENTRE
PDF (Português (Brasil))

Keywords

Perfil Antropométrico
Consumo Alimentar
Bailarinas

How to Cite

Ribeiro, I. M. (2018). AVALIAÇÃO DO ESTADO NUTRICIONAL DE BAILARINAS DA DANÇA DO VENTRE. Journal of Physical Education, 77(143). https://doi.org/10.37310/ref.v77i143.466

Abstract

A Dança do Ventre é uma dança feminina que desenvolve a graça, a sensualidade e a alegria de ser mulher. O presente estudo teve como objetivo a identificação da correlação existente entre a ingestão alimentar e a composição corporal de baillarinas da Dança do Ventre, de um grupo autônomo, denominado Yalabina, do Rio de Janeiro. Foram estudadas 12 bailarinas, que apresentavam, em média, idade de 31,58 ± 5,40 anos e uma experiência prévia de 5,18 ± 0,60 anos com a Dança do Ventre. Para avaliação do estado nutricional, utilizou-se o método antropométrico (IMC) e, para avaliação da ingestão alimentar, utilizou se o método de registro alimentar, através do qual cada uma das bailarinas descreveu, detalhadamente, a quantidade dos alimentos e bebidas ingeridos durante três dias, sendo um deles no final de semana. Os resultados obtidos foram analisados estatisticamente através do cálculo das médias, desvios padrão e variância (Anova One-Way) para determinação do perfil antropométrico e para análise do consumo alimentar, através da quantificação dos macronutrientes ingeridos respectivamente. Não houve diferença estatisticamente significativa (p > 0,05) entre a avaliação da ingestão alimentar registrada nos três dias. Já em relação às recomendações daWorld Health Organization (2003), as dietas foram classificadas como hipercalóricas, normoglicídicas, hiperprotéicas e hiperlipídicas, nos três dias. Conclui-se que os resultados obtidos apontam a necessidade de uma intervenção nutricional, principalmente no que diz respeito ao consumo de energia, proteínas e lipídios.

https://doi.org/10.37310/ref.v77i143.466
PDF (Português (Brasil))
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
  1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
  2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
  3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.