Resumo
O presente estudo mostra a importância da aptidão física em crianças em idade escolar. O número de pessoas fisicamente inaptas tem aumentado rapidamente e há poucas pesquisas sobre este assunto, Há, pois, uma grande necessidade de um estudo científico sobre a importância da avaliação da aptidão física infantil. O programa de educação física tem objetivos específicos que irão auxiliar os alunos no desenvolvimento das qualidades físicas, na aprendizagem de habilidades motoras nos desportos e no desenvolvimento da auto-estima. A amostra utilizada para esta análise foi composta de 1020 crianças em idade escolar, subdivididas por faixa etária entre 10 e 15 anos, no Colégio Beatriz Silva, em Teresópolis - RJ. O teste aplicado foi o EUROFIT (teste adotado após vários anos de estudo pela Comunidade Européia), que mediu os indicadores: força estática e dinâmica, agilidade, flexibilidade, equilíbrio, velocidade segmentar de membros superiores e resistência cardio-respiratória. Os testes foram subdivididos de acordo com o protocolo EUROFIT. A relação para grau e desempenho foi a escala monolog (semilog), utilizando-se os maior escore e a média. Com a união destes pontos, forma-se uma reta e ela proporciona uma escala de graus/desempenho exponencial. A partir dos resultados do desempenho, foi feita a distribuição percentual de frenquência dos graus obtidos. Os meninos demonstraram resultados superiores ao das meninas em todas as idades, na maioria dos testes, exceto no teste de equilíbrio e no teste de flexibilidade. Nos testes de velocidade, os meninos obtiveram melhor desempenho. Em ambos os sexos e idades, os resultados obtidos nos testes ficaram abaixo de grau 5 (média). Notou-se um baixo nível de aptidão motora quando os graus foram colocados na curva de distribuição que mostrou moda deslocada para a esquerda.
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