Abstract
O presente estudo mostra a importância da aptidão física em crianças em idade escolar. O número de pessoas fisicamente inaptas tem aumentado rapidamente e há poucas pesquisas sobre este assunto, Há, pois, uma grande necessidade de um estudo científico sobre a importância da avaliação da aptidão física infantil. O programa de educação física tem objetivos específicos que irão auxiliar os alunos no desenvolvimento das qualidades físicas, na aprendizagem de habilidades motoras nos desportos e no desenvolvimento da auto-estima. A amostra utilizada para esta análise foi composta de 1020 crianças em idade escolar, subdivididas por faixa etária entre 10 e 15 anos, no Colégio Beatriz Silva, em Teresópolis - RJ. O teste aplicado foi o EUROFIT (teste adotado após vários anos de estudo pela Comunidade Européia), que mediu os indicadores: força estática e dinâmica, agilidade, flexibilidade, equilíbrio, velocidade segmentar de membros superiores e resistência cardio-respiratória. Os testes foram subdivididos de acordo com o protocolo EUROFIT. A relação para grau e desempenho foi a escala monolog (semilog), utilizando-se os maior escore e a média. Com a união destes pontos, forma-se uma reta e ela proporciona uma escala de graus/desempenho exponencial. A partir dos resultados do desempenho, foi feita a distribuição percentual de frenquência dos graus obtidos. Os meninos demonstraram resultados superiores ao das meninas em todas as idades, na maioria dos testes, exceto no teste de equilíbrio e no teste de flexibilidade. Nos testes de velocidade, os meninos obtiveram melhor desempenho. Em ambos os sexos e idades, os resultados obtidos nos testes ficaram abaixo de grau 5 (média). Notou-se um baixo nível de aptidão motora quando os graus foram colocados na curva de distribuição que mostrou moda deslocada para a esquerda.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.