Estratégias de coping em jovens atletas da ginástica rítmica: um estudo seccional
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Palavras-chave

psicologia do esporte
adaptação psicológica
atletas
ginástica
sport psychology
psychological adaptation
athletes
gymnastic

Como Citar

Bentes, L. M. N., Vasconcelos, Ânderson S. B. de, & Pires, D. A. (2019). Estratégias de coping em jovens atletas da ginástica rítmica: um estudo seccional. Revista De Educação Física / Journal of Physical Education, 88(1). https://doi.org/10.37310/ref.v88i1.815

Resumo

Introdução: A ginástica rítmica (GR) demanda a atleta uma alta carga de treinamentos e responsabilidades que se somam a outros conflitos frequentes na fase adolescência. Isso pode ser um gerador de estresse e, consequentemente, atrapalhar o desempenho esportivo. Essa carga de estresse pode ser combatida através das estratégias de enfrentamento (coping).


Objetivo: Identificar as estratégias de enfrentamento empregadas por jovens atletas de GR em suas rotinas de treinos.

Métodos: Estudo observacional e seccional, de abordagem qualitativa, do qual participaram seis atletas da modalidade GR, do sexo feminino, com faixa etária entre 12 e 17 anos, filiadas às Federações Estaduais de Ginástica. Como instrumento de pesquisa foi utilizado um roteiro de entrevista semiestruturada, também denominada de entrevista guiada ou semidiretiva. O tratamento dos dados da pesquisa foi dado a partir da técnica da análise de conteúdo apresentada por Bardin.

Resultados: Foram identificadas 11 estratégias de coping utilizadas pelas ginastas: fuga, pensamento positivo, respiração, distração, autofala, lidar com adversidades, suporte profissional, metas, apoio social, atenção/concentração e treinabilidade.

Conclusão: As atletas estudadas apontaram várias formas de lidar com o estresse, com pre percebido contribuindo para um melhor desempenho durante os treinos e as competições. Os resultados foram discutidos.

Coping Strategies in Young Athletes of Rhythmic Gymnastics: A Sectional Study

Introduction: The rhythmic gymnastics (GR) demands the athlete a high load of trainings and responsibilities that add to other frequent conflicts in the adolescence phase. This can be a stress generator and therefore disrupt performance. This stress load can be tackled through coping strategies.

Objective: Identify the coping strategies employed by young GR athletes in their training routines.

Methods: A qualitative, observational and sectional study was carried out in which six female athletes from the GR mode, female, aged between 12 and 17 years old, enrolled in the State Gymnastics Federations participated. As a research tool, a semi-structured interview script was also used, also known as a guided or semi-directed interview. The treatment of the research data was based on the technique of content analysis presented by Bardin.

Results: Eleven coping strategies used by gymnasts were identified: escape, positive thinking, breathing, distraction, self-talk, dealing with adversity, professional support, goals, social support, attention / concentration, and trainability.

Conclusion: The studied athletes pointed out several ways of dealing with stress, with pre perceived contributing to a better performance during training and competitions. The results were discussed.

https://doi.org/10.37310/ref.v88i1.815
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