Comparação dos níveis de agilidade em crianças em idade escolar praticantes e não praticantes de judô: um estudo seccional
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Palavras-chave

Artes marciais
Aptidão física
Instituições acadêmicas

Como Citar

de Queiroz, W. R., Vale, R. G. de S., Silva, L. L., Pernambuco, C. S., Nunes, R. A. M., & Seixas-da-Silva, I. A. (2019). Comparação dos níveis de agilidade em crianças em idade escolar praticantes e não praticantes de judô: um estudo seccional. Revista De Educação Física / Journal of Physical Education, 88(3). https://doi.org/10.37310/ref.v88i3.844

Resumo

Introdução: A agilidade é fundamental para o judô, uma luta que demanda força e potência e utiliza mudanças bruscas de direção. Pouco se investigou, no Brasil, a respeito da qualidade física agilidade em crianças escolares pré-puberes.

Objetivo: Comparar o nível de agilidade entre crianças praticantes e não-praticantes de judô de uma escola pública.

Métodos: Pesquisa descritiva de corte transversal comparativa, da qual participaram 77 crianças de ambos os sexos: 47 praticantes de judô e 30 não praticantes. Teste t de Student para amostras independentes foi aplicado para a comparação entre os grupos.

Resultados: Os praticantes regulares de judô exibiram maiores níveis de agilidade (10,98±0,79 segundos) do que os não praticantes de judô (13,48±0,74 segundos) e a diferença foi significativa (p=0,0001).

Conclusão: Crianças que praticam judô apresentaram níveis maiores de agilidade do que as participantes de iniciação esportiva em outras modalidades, sugerindo que o treinamento de judô pode favorecer o desenvolvimento dessa capacidade física mais do que as demais modalidades. Outros estudos de intervenção devem ser conduzidos para esclarecer essa associação.

 

Comparison of Agility Levels in Judo-Practicing and Non-Practicing School-Age Children: A Cross-Sectional Study

Introduction: Introduction: Agility is fundamental to judo, a fight that demands strength and power and uses sudden changes of direction. Little has been investigated in Brazil regarding physical quality agility in prepubescent school children.

Objective: To compare the level of agility between practicing and non-practicing children of judo in a public school.

Methods: A descriptive comparative cross-sectional study was conducted in which 77 children of both sexes participated: 47 judo practitioners and 30 non-practitioners. Student's t-test for independent samples was applied for comparison between groups.

Results: Regular judo practitioners exhibited higher levels of agility (10.98 ± 0.79 seconds) than non-judo practitioners (13.48 ± 0.74 seconds) and the difference was significant (p = 0.0001).

Conclusion: Children who practice judo showed more agility than participants of sports initiation in other modalities suggesting that judo training may favor the development of this physical capacity more than the other modalities. Further intervention studies should be conducted to clarify this association.

https://doi.org/10.37310/ref.v88i3.844
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