Abstract
Introdução: As alterações corporais, quando não detectadas precocemente, podem aumentar o risco de lesões, de dores articulares e musculares, diminuir o desempenho técnico nos treinos, bem como a eficiência das atividades de vida diária.
Objetivo: Investigar a influência dos os movimentos do balé clássico (arabesque, attitude e grand jeté) na postura corporal e de uma bailarina.
Métodos: Participou do estudo uma bailarina, com 18 anos e 12 anos de prática do balé clássico. Foi realizada análise postural utilizando a fotogrametria (Software de Avaliação Postural - SAPO) e os movimentos do balé: arabesque, attitude e grand jeté foram avaliados pela cinemetria (Sistema Peak Motus).
Resultados: Os resultados mostraram que a bailarina apresentou, na postura estática, tendência à extensão de tronco, anteversão pélvica e semiflexão de joelhos e tornozelos. Observaram-se relações entre essas alterações e os movimentos de balé investigados.
Conclusão: Concluiu-se que a prática do balé pode estar associada a alterações posturais em bailarinas.
Movements of classical ballet body posture changes: a brief reportIntroduction: Not detected early body changes can increase the risk of injuries, muscle and joint pain, lower technical performance in training and the efficiency of the activities of daily living.
Objective: To investigate the influence of the movements of classical ballet (arabesque, attitude and grand jeté) in body posture and a dancer.
Methods: Participated in the study a dancer, aged 18 and 12 years of practice of classical ballet. Body posture was analyzed by photogrammetric (Postural Assessment Software - SAPO) and movements of classical ballet: arabesque, attitude e grand jeté, through kinematics analyze (Peak Motus system).
Results: In the results the dancer showed tendency to extension trunk, anterior pelvic tilt and semiflexion knees and ankles in standing position. A relationship between standing position and the investigated ballet positions was observed.
Conclusion: We conclude that the practice of ballet can be associated to changes in the ballet dancer posture.
References
Konkol A, Kronbauer GA. Componentes da aptidão física dos dançarinos de um grupo folclórico polonês. Cinergis 2011;12(1):1-7.
Bruyneel A.V. Organization of postural equilibrium in several planes in ballet dancers. Ann Phys Rehabil Med. 2013; 56(1):165-169.
Ekegrena C. L, Questedb R, Brodrickc A. Injuries in pre-professional ballet dancers: Incidence, characteristics and consequences. J Sci Med Sport 2013; 32(1):125-128.
Luke AC, Kinney SA, D’Hemecourt PA, Baum J. Determinants of injuries in young dancers. Med Probl Perform Art 2002;17(3):105-12.
Ferreira EAG, Duarte M, Maldonado EP. Marques AP. Postural assessment software (PAS/SAPO): validation and reliability. Clinics 65(7):675-81, 2010.
Twitchett E, Angioi M, Metsios GS. Body composition and ballet injuries: a preliminary study. Med Probl Perform Art 2008;23(3):93-8.
Picon AP, Franchi SS. Análise antropométrica dos pés de praticantes de ballet clássico que utilizam sapatilha de ponta. Rev Uniara 2007;20:177-88
Simas JPN, Melo SIL. Padrão postural de bailarinas clássicas. Rev Educ Fís UEM 2000;11(1):51-7.
Prati SRA, Prati ARC. Níveis de aptidão física e análise de tendências posturais em bailarinas clássicas. Rev Bras Cineantropom Desempenho Humano 2006;8:80-7.
Bristot C, Candotti CT, Furlaneto TS. A influência da prática do ballet clássico sobre a postura estática de bailarinas. Rev Bras Ed Fís, Esp, Lazer e Dança 2009;4(1):12-26.
Haas NA, Garcia ACD, Bertoletti J. Imagem corporal e bailarinas profissionais. Rev Bras Med Esp 2010;16(3):182-5.Davies MJ, Bloom GA.; Salmela JH. Job satisfaction of accomplished male university basketball coaches: the Canadian context. Int J Sports Psychol. 2005; 36: 173-92.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.