CORRELAÇÃO ENTRE FORÇA DE PREENSÃO MANUAL, DISTÂNCIA DA PREGA PALMAR MÉDIA E CIRCUNFERÊNCIA DE ANTEBRAÇO.
PDF (Português (Brasil))

Keywords

Força da Mão
Dinamômetro de Força Muscular
Mãos
Força Muscular.

How to Cite

Madrid, B., Almeida, J. A. de, Silva, G. F., Cruz, R. dos S., Sales, M. M. de, & Rauber, S. B. (2010). CORRELAÇÃO ENTRE FORÇA DE PREENSÃO MANUAL, DISTÂNCIA DA PREGA PALMAR MÉDIA E CIRCUNFERÊNCIA DE ANTEBRAÇO. Journal of Physical Education, 79(148). https://doi.org/10.37310/ref.v79i148.235

Abstract

A força de preensão manual tem estado associada à mortalidade, limitações funcionais, incapacidade e estado nutricional. Porém,o dinamômetro sem ajuste de empunhadura, amplamente utilizado na literatura, poderia estar influenciando nos resultados obtidos. O objetivo do presente estudo foi correlacionar à força de preensão manual (FPM) em dinamômetro sem ajuste de empunhadura com a circunferência de antebraço e também com a distância da prega palmar média até a extremidade distal do dedo médio, verifi cando a infl uência desta última variável sobre a melhor empunhadura e sobre a utilização adequada ou não do dinamômetro de preensão manual sem ajuste para empunhadura em estudantes de educação física. A amostra foi composta de 17 estudantes de Educação Física (22,76±3,38 anos; 1,79±0,06 m; 73,95±9,11 kg;23±2,32 kg/m2), que foram submetidos a medidas antropométricas (massa corporal, estatura, e circunferência do antebraço) e teste de força de preensão manual, realizando duas tentativas (com dois minutos de intervalo entre elas). Foi utilizada análise descritiva através de média, desvio padrão, valores máximos e mínimos. Também foi empregada correlação de Pearson, adotando-se p<0,05 e o software utilizado foi o Instat 3.0. A força de preensão manual (51,65±6,23 kgf) se correlacionou signifi cativamente com circunferência de antebraço (27,68±1,84 cm) (r=0,72), mas não mostrou correlação com a distância da prega palmar média (12,55±0,64 cm) (r=0,46). Verifi cou-se correlação signifi cativa entre a força de preensão manual e circunferência de antebraço, confi rmando a hipótese de que o maior perímetro de antebraço determinaria um maior nível de força de preensão manual. Em relação à força de preensão manual e distância da prega palmar média não se observou correlação significativa, não confi rmando a hipótese de que o tamanho da mão influenciaria diretamente nos resultados de preensão manual em avaliação com dinamômetro sem ajuste de empunhadura.

https://doi.org/10.37310/ref.v79i148.235
PDF (Português (Brasil))
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
  1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
  2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
  3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.