TREINAMENTO FUNCIONAL: UM ESTUDO BIBLIOGRÁFICO SOBRE OS CONCEITOS E APLICAÇÕES
PDF (Português (Brasil))

Keywords

Atividade Física
Treinamento Funcional
Desempenho Físico

How to Cite

Oliveira, D. A. de, Borba-Pinheiro, C. J., Walsh-Monteiro, A. L. V., & Rocha Júnior, O. R. M. B. da. (2013). TREINAMENTO FUNCIONAL: UM ESTUDO BIBLIOGRÁFICO SOBRE OS CONCEITOS E APLICAÇÕES. Journal of Physical Education, 82(157). https://doi.org/10.37310/ref.v82i157.291

Abstract

O estudo teve como objetivo analisar os conceitos e aplicações do Treinamento Funcional (TF) por diferentes autores. O método utilizado foi de revisão sistemática da literatura nas bases de dados Google acadêmico e portal de periódicos “CAPES”, além de bibliotecas públicas. Foram encontradas 26 referências sendo 22 artigos e quatro livros. Com isso, foi realizada uma descrição dos princípios do TF sistematizando suas aplicações. A análise bibliográfica possibilitou verificar que a aplicação do TF tem priorizado três pontos. O primeiro, voltado para a reabilitação das capacidades funcionais. O segundo, como aprimoramento dos movimentos esportivos. E finalmente, o terceiro, voltada para o equilíbrio funcional, onde se busca uma maior autonomia e qualidade de vida. Assim, as aplicações do TF têm mostrado resultados satisfatórios nas três vertentes observadas, o que permite recomendar este tipo de treinamento como forma de preparação física de atletas e não atletas.

https://doi.org/10.37310/ref.v82i157.291
PDF (Português (Brasil))
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
  1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
  2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
  3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.