APTIDÃO FíSICA RELACIONADA À SAÚDE E HÁBITOS DE VIDA EM ESCOLARES DE 10 A 14 ANOS
PDF (Português (Brasil))

Keywords

Aptidão Física
Atividade Física
Saúde.

How to Cite

Generosi, R. A., Garlipp, D., Braqa, F., & Cardoso, M. (2017). APTIDÃO FíSICA RELACIONADA À SAÚDE E HÁBITOS DE VIDA EM ESCOLARES DE 10 A 14 ANOS. Journal of Physical Education, 80(151). https://doi.org/10.37310/ref.v80i151.367

Abstract

O objetivo do estudo foi descrever e explorar o perfil da aptidão física elacionada à saúde (ApFRS) e dos hábitos de vida (HbtV) em crianças e jovens escolares do município de Barra do Ribeiro/RS divididos por idades (10 a 14 anos) e sexo (rapazes e moças). A amostra intencional foi composta de 124 rapazes e 116 moças, totalizando 240 indivíduos. Inicialmente foi aplicado um questionário estruturado em três unidades (dados pessoais; tabagismo e etilismo; atividade física habitual); e posteriormente, as avaliações fisicas: estatura, massa corporal, circunferência de cintura, dobras cutâneas do tríceps e da perna, força/resistência abdominal, flexibilidade e resistência geral. Utilizaram-se tratamentos estatísticos de exploração (normalidade dos dados e verificação de outliers) e descrição (médias, desvios-padrões, freqüência de ocorrência). Observou-se um incremento nos vaiores médios da maioria das variáveis físicas, dos 10 para os 14 anos nos rapazes e nas moças, com exceção da flexibilidade. Nas dobras cutâneas do tríceps e da perna, e na atividade física habitual, não houve um padrão de incremento ou decréscimo. No tabagismo encontrou-se uma ocorrência de 8% (rapazes) e 6% (moças), e no etilismo 33% (rapazes) e 27% (moças). Com o estudo foi possível conhecer em que estado se encontra uma razoável parcela de escolares do município em relação à ApFRS e HbtV; e os achados podem servir de base teórica para outros pesquisadores da área em discussão.

https://doi.org/10.37310/ref.v80i151.367
PDF (Português (Brasil))
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
  1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
  2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
  3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.