Abstract
O objetivo desta pesquisa foi diagnosticar e comparar o desempenho físico, motor e antropométrico, bem como o estado nutricional de 100 escolares de 10 anos de idade, dos sexos masculino, impúbere, e feminino, púbere. Foi utilizada uma bateria de testes e de medidas, adotada pelo Projeto Esporte Brasil: estatura, envergadura, massa corporal, sentar-e-alcançar, 9 minutos, abdominal, quadrado, corrida de 20 metros, salto horizontal, arremesso de medicineball de 2kg e estado nutricional (índice de massa corporal, IMC, kg/m2). Para verificar a maturação sexual, fez-se uso das pranchas de Tanner (modificado). Os resultados foramanalisados usando-se o teste t-student não pareado, com nível de 5% de significância. Nos testes comparativos, o grupo masculino atingiu desempenho superior em sete testes (p<0,05): 9 minutos, abdominal, salto horizontal, arremesso de medicineball, corrida de 20 metros, teste do quadrado e sentar-e-alcançar. O grupo feminino foi superior na estatura e na massa corporal (p<0,05). No desempenho diagnóstico físico e motor, pôde se observar que, no geral, a amostra obteve classificação de razoável para fraca (potência, velocidade, agilidade, aeróbia, resistência e flexibilidade), com o grupo masculino superando o feminino. O estado nutricional foi considerado dentro da faixa de normalidade. Na comparação com outros estudos, os dados foram semelhantes. Conclui-se que as meninas púberes revelaram desempenho físico e motor inferior ao apresentado pelos meninos impúberes. Possivelmente, a diferença entre o nível de atividade física, praticada pelos dois grupos, tenha influenciado esse resultado. As meninas, entretanto, foram superiores nos dados antropométricos, o que se deve, provavelmente, ao processo de maturação sexual instaurado.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.