ARTE E CULTURA NOS JOGOS OLÍMPICOS: UM RESGATE À CRIATIVIDADE HUMANA
PDF (Português (Brasil))

Keywords

Olimpismo
Arte e Cultura
Jogos Olímpicos

How to Cite

Capinussú, J. M. (2017). ARTE E CULTURA NOS JOGOS OLÍMPICOS: UM RESGATE À CRIATIVIDADE HUMANA. Journal of Physical Education, 77(141). Retrieved from https://revistadeeducacaofisica.emnuvens.com.br/revista/article/view/392

Abstract

O trabalho objetiva destacar a importância da arte e da cultura, em suas diversas manifestações, na representatividade dos Jogos Olímpicos, resgatando o que não foi concretizado desde Atenas, 1896, apesar do empenho de Pierre de Coubertin em tentar implantar uma Olimpíada Cultural, paralela às disputas atléticas, o que só foi conseguido em 1912. Tratava-se de uma iniciativa que se espelhava em procedimentos adotados na Grécia Antiga, quando os jogos se desenrolavam paralelamente a festivais de música, de dança, de canto e de balé, premiando-se todos os participantes, independente do brilhantismo ou não de suas apresentações. Também, procede-se a uma retrospectiva dos vencedores dos eventos culturais até os Jogos Olímpicos de 1948, quando os concursos foram extintos por suspeitas de fraude na execução das obras apresentadas. No epílogo do trabalho, faz-se uma rápida abordagem sobre a Academia Olímpica Internacional, igualmente, uma iniciativa do Comitê Olímpico Internacional (COI) em manter acesa a chama olímpica, no que tange aos ensinamentos transmitidos por renomadas autoridades do assunto “Olimpismo”, através de jornadas anuais realizadas em Olímpia.

PDF (Português (Brasil))
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
  1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
  2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
  3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.