Avaliação física e psicológica em atletas de orientação
PDF (Português (Brasil))

Keywords

Avaliação Física
Avaliação Psicológica
Esporte
Orientação

How to Cite

Pereira, Érico F., Villis, J. M. C., & Paim, M. C. C. (2017). Avaliação física e psicológica em atletas de orientação. Journal of Physical Education, 75(134). Retrieved from https://revistadeeducacaofisica.emnuvens.com.br/revista/article/view/416

Abstract

O objetivo deste estudo foi identificar o perfil psicomotor de atletas de Orientação, tendo sido realizado um estudo em 16 atletas de elite, do sexo masculino, das Unidades Militares de Santa Maria - RS. Para tanto, foi aplicada uma bateria de testes físicos, associada à identificação das seguintes características psicológicas dos atletas: Peculiaridades Tipológicas do Sistema Nervoso e Traços de Personalidade. Os resultados indicam que os atletas de Orientação possuem especificidades, tanto físicas como psicológicas, não havendo, porém, correlação estatisticamente significativa entre os índices das Peculiaridades Tipológicas do Sistema Nervoso e dos Trações de Personalidade com o desempenho nos testes físicos.
PDF (Português (Brasil))
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
  1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
  2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
  3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.