Abstract
O objetivo deste estudo foi avaliar e analisar o desempenho em testes de equilíbrio estático, propriocepção, tempo de reação simples e coordenação motora ampla em crianças e adolescentes asmáticos, considerando o nível de atividade física, severidade da asma e a participação em atividades motoras específicas para asmáticos. O grupo de estudo foi formado por 53 jovens com média de idade de 11,62 anos, com diferentes níveis de asma e de envolvimento com a atividade física. Para coleta de dados foram utilizados o Questionário Internacional de Atividade Física - versão curta para a classificação do nível de envolvimento em atividades físicas e o Questionário Internacional de Estudo da Asma e Alergias para avaliação do nível de asma. Além disso, foram realizados testes motores para avaliação da propriocepção, equilíbrio estático, coordenação motora ampla e tempo de reação simples. Para análise dos dados utilizou-se a estatística W de Shapiro-Wilk para avaliação da distribuição dos escores e estatística descritiva para identificação dos valores de tendência central média e desvio padrão. Para análise das diferenças de desempenho entre os grupos foi aplicado o teste t de Student, considerando significância de p<0,05. O pacote estatístico utilizado foi SPSS versão 8.0 for Windows. Os resultados indicam que considerando o nível de atividade física, severidade da asma e inserção em atividades físicas motoras específicas para asmáticos o primeiro parâmetro (nível de atividade física) parece ser mais determinante no desenvolvimento das capacidades físicas avaliadas em crianças e adolescentes com asma.
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