Abstract
No exercício resistido (ER), a hipertrofia muscular pode ser estimulada pela tensão (caracterizados pelo uso de cargas elevadas, descansos maiores entre as séries e ênfase na fase excêntrica da contração) e pelas mudanças metabólicas (cargas e períodos de descansos menores, e maior número de repetições por série) impostas à fibra muscular. Assim, o objetivo deste estudo foi comparar em adultos jovens, as respostas agudas de frequência cardíaca (FC), pressão arterial sistólica (PAS), pressão arterial diastólica (PAD) e duplo produto (DP) entre duas sessões de ER, uma com característica tensional e outra metabólica. Quatorze homens (24,1 ± 3,43 anos; 172,9 ± 5,13 cm; 77,6 ± 7,9 kg; gordura relativa = 15,2 ± 4,3 %; força relativa = 5 ± 1,1), normotensos, aparentemente saudáveis e fisicamente ativos no ER foram submetidos à duas sessões de treinamento, ambas compostas por 3 séries realizadas no Leg Press 45º. A primeira sessão foi a metabólica (15 repetições com 2 seg para cada fase, 50% da carga máxima e 1 min de descanso) e 72 horas após, a tensional (6 repetições com 4 seg para a fase excêntrica e 2 seg para a concêntrica, 70% da carga máxima e 2 min de descanso). Por meio do Test “t” de Student não-pareado (p <0,05), evidenciou-se que a sessão metabólica apresentou FC, PAS e DP significativamente maiores do que a tensional, sem diferença para a PAD. Em comparação à sessão metabólica, a tensional promove menor sobrecarga cardiovascular.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.