IMPULSÃO VERTICAL DE JOGADORES DE FUTEBOL APÓS ALONGAMENTO
PDF (Português (Brasil))

Keywords

Futebol
alongamento
flexibilidade
impulsão vertical

How to Cite

Vasconcellos, F. V. do A., de Salles, P. G. da C. M., Junior, A. A., de Mello, D. B., & Dantas, E. H. M. (2012). IMPULSÃO VERTICAL DE JOGADORES DE FUTEBOL APÓS ALONGAMENTO. Journal of Physical Education, 81(154). https://doi.org/10.37310/ref.v81i154.478

Abstract

O objetivo do presente estudo foi analisar, de forma aguda, a relação causa-efeito entre alongamento estiramento passivo e desempenho no teste de impulsão vertical, através do salto vertical em atletas de futebol masculino sub-15. Foram avaliados 45 voluntários do sexo masculino, atletas de futebol da categoria sub-15, com idade média de 14±0,66 anos, de forma randômica, entre os nove clubes participantes do campeonato de futebol sub-15 do Estado do Rio de Janeiro, no ano de 2009. Foram realizadas três avaliações, com intervalo de 48 horas entre elas. Na primeira avaliação procedeu-se a uma anamnese dos atletas, aos registros antropométricos e a um pré-teste no tapete de contato  Jumptest®, para familiarização; na segunda, foram medidas a impulsão vertical sem o método de alongamento e com a intervenção do mesmo; na terceira, foi realizada uma nova avaliação da impulsão vertical, como  procedimento de re-teste. Para o tratamento estático foi utilizado o teste ANOVA one-way. Os resultados encontrados não apresentaram diferença signifi cativa quando comparado a impulsão vertical com a intervenção do alongamento (Δ% = -3,57, p=0,73) e sem a intervenção do alongamento (Δ% = -5,3, p=0,61). Pode-se concluir, neste estudo, que o método de alongamento não infl uenciou de maneira signifi cativa a impulsão vertical de atletas de futebol masculino sub-15.
https://doi.org/10.37310/ref.v81i154.478
PDF (Português (Brasil))
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
  1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
  2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
  3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.