O DESEMPENHO DE CICLISTAS E A IDADE CRONOLÓGICA EM CAMPEONATOS BRASILEIROS JUNIOR, JUVENIL E INFANTO JUVENIL
PDF (Português (Brasil))

Keywords

idade cronológica
desempenho de talentos
ciclismo

How to Cite

Stangherlin, J. (2012). O DESEMPENHO DE CICLISTAS E A IDADE CRONOLÓGICA EM CAMPEONATOS BRASILEIROS JUNIOR, JUVENIL E INFANTO JUVENIL. Journal of Physical Education, 81(154). https://doi.org/10.37310/ref.v81i154.481

Abstract

No presente estudo propõe verifi car a freqüência da idade cronológica e o desempenho de ciclistas em campeonatos brasileiros nas categorias de iniciação, entre os anos de 2003 e 2009. Um total de 221 atletas, foram divididos em três categorias, duas provas e sexo. Posteriormente foram subdivididos em duas categorias: primeiro e segundo semestre, conforme data de nascimento. Para a análise estatística foi aplicados testes não-paramétricos binomial com “test proportion” estabelecido em 0,50 e p ≤ 0,05.Os resultados observados não apresentaram diferenças signifi cativas entre categorias, sexo ou prova. Essa disparidade ficou mais evidente nas categorias de base/iniciação, pois quando observada a categoria principal/profi ssional perde-se o referencial da linha de corte para a faixa etária. Conclui-se que há predomínio de atletas campeões nascidos no primeiro semestre, e assim como em outros esportes, os critérios adotados para a seleção e detecção de talentos é precária e subjetiva, pois avalia somente a idade maturacional, podendo excluir potenciais atletas.
https://doi.org/10.37310/ref.v81i154.481
PDF (Português (Brasil))
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
  1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
  2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
  3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.