Resumo
Introdução: Motivação é como um estado interno que ativa, energiza, ou dirige a ação ou comportamento, determinando sua intensidade e direção.
Objetivo: O objetivo deste estudo foi identificar os principais motivos para a prática de atividade física dos alunos do curso de Instrutor da Escola de Educação Física do Exército(EsEFEx).
Métodos: Um total de 37 alunos participaram voluntariamente da pesquisa, preenchendo a escalas Exercises Motivation Inventory, Drive for Muscularity Scale, Social Physique Anxiety Scale e um questionário demográfico. Os principais testes estatísticos utilizados foram de Shapiro-Wilk para verificação de aderência à distribuição normal, o de correlação de Spearman, Qui-Quadrado e F de Friedman.
Resultados: O motivo mais saliente para se exercitar na amostra foi visando o bem estar. Houve associações entre os diferentes motivos para se exercitar e apenas o motivo condição física associou-se aos comportamentos realizados para ficar forte. Encontrou-se quatro clusters formados pelas semelhanças e dissemelhanças entre as variáveis analisadas. O primeiro foi formado apenas pelas variáveis ligadas à execução do exercício, o segundo cluster foi formado pela proximidade dos fatores reconhecimento social, reabilitação e afiliação. O terceiro cluster foi formado pelos fatores bem estar e prevenção e doenças e o quarto cluster foi formado pelos fatores aparência física, condição física, controle do estresse, controle de peso e competição.
Conclusão: Concluiu-se que o motivo mais importante para a prática de atividade física foi bem-estar, que há certa independência da busca pela musculatura e ansiedade físico social em relação aos motivos para se exercitar e que os clusters formados entre os diferentes motivos guardam em si coerência com a atividade profissional, a qual exige o condicionamento físico seja visando a carreia, o fortalecimento físico ou coesão da tropa.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.