Velocidade de platô de VO2 e velocidade máxima: variáveis cardiopulmonares potencialmente importantes na seleção e treinamento de atletas de Pentatlo Militar feminino
v.84, n.1 - 2015
PDF

Palavras-chave

desempenho atlético
corrida
consumo de oxigênio

Como Citar

Brito, H., & Mainenti, M. (2015). Velocidade de platô de VO2 e velocidade máxima: variáveis cardiopulmonares potencialmente importantes na seleção e treinamento de atletas de Pentatlo Militar feminino. Revista De Educação Física / Journal of Physical Education, 84(1). Recuperado de https://revistadeeducacaofisica.emnuvens.com.br/revista/article/view/116

Resumo

Introdução: O pentatlo militar é uma modalidade esportiva que ganhou bastante espaço nas forças armadas de diversos países do mundo, tendo China e Rússia como potências mundiais da modalidade. Dentro deste panorama, cresce de importância a necessidade de estudos que visem otimizar a seleção e o treinamento das atletas brasileiras.

Objetivo: Determinar a capacidade cardiopulmonar de atletas femininas praticantes de Pentatlo Militar e, a partir de então, identificar quais variáveis obtidas por esse teste são preditivas do desempenho atlético na prova de corrida através campo (cross country – 4 km).

Métodos: Seis atletas de Pentatlo Militar com idade mediana de 27,5 [25,0; 29,3] anos realizaram um teste incremental em esteira rolante com protocolo de rampa para a determinação do VO2máx, da vVO2máx (velocidade do início do platô do VO2), da velocidade máxima, bem como tais variáveis no limiar anaeróbico. Adicionalmente, foi registrado o desempenho obtido pelas atletas na prova de corrida cross country da última seletiva para os jogos mundiais militares. Foram feitas correlações (Spearman) para investigar a associação entre as variáveis cardiopulmonares e o desempenho atlético.

Resultados: As atletas apresentaram MCT mediana de 64,3 [60,9; 66,6] kg e estatura de 1,75 [1,66; 1,76] cm. O desempenho na prova de corrida se correlacionou positivamente com a vVO2máx (r = 0,98, correlação muito forte) e com a velocidade máxima alcançada (r = 0,79, correlação forte). As demais variáveis cardiopulmonares não apresentaram comportamento similar, com r variando de -0,26 a 0,44.

Conclusão: Os indicadores velocidade máxima e vVO2máx estão diretamente ligados ao desempenho atlético, na prova de corrida cross country – 4km, de atletas femininas de Pentatlo Militar. Dessa forma, a equipe técnica deve estar atenta especialmente ao desempenho das atletas nessas variáveis cardiopulmonares tanto no processo de seleção de novas atletas, quanto no de identificação de estratégias bem sucedidas de treinamento.

PDF
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
  1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
  2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
  3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.