TOMADA DE DECISÃO, CONDIÇÃO FÍSICA E IDADE NO DESEMPENHO DE EQUIPES DE CORRIDA DE AVENTURA
PDF

Palavras-chave

Condicionamento físico
psicofisiologia
corrida
orientação.

Como Citar

Coelho, F. D., Palermo, M. de A., Duarte, A. F. A., Coertjens, M., & Kruel, L. F. M. (2013). TOMADA DE DECISÃO, CONDIÇÃO FÍSICA E IDADE NO DESEMPENHO DE EQUIPES DE CORRIDA DE AVENTURA. Revista De Educação Física / Journal of Physical Education, 82(157). https://doi.org/10.37310/ref.v82i157.295

Resumo

O objetivo deste estudo foi o de verificar a possível associação entre os resultados de um teste psicofisiológico de tomada de decisão (TD), com variáveis fi siológicas e idade de navegadores de Corrida de Aventura (CA), e o desempenho de suas equipes em competição. Oito navegadores foram submetidos a um TD, antes (TD1) e após (TD2) a realização de um teste de esforço progressivo máximo. As médias dos resultados do TD foram comparadas através do Teste t de Student para amostras pareadas e Teste de Wilcoxon. Utilizou-se correlações de Pearson e Spearman (p<0,05). Apesar das variáveis fisiológicas e desempenho na competição apresentarem baixa correlação (p>0,05), a idadeapresentou bons resultados com TD2 (PONTOS: r= -0,84; ACERTOS: r= -0,86; ERROS: r= -0,77; p<0,01) e com o desempenho das equipes (r=-0,71, p<0,05). Neste sentido, a idade dos navegadores pode ser um fator que influencie no desempenho final das equipes de CA, pois parece influenciar sua tomada de decisão.
https://doi.org/10.37310/ref.v82i157.295
PDF
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
  1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
  2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
  3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.