Resumo
Introdução: O desempenho de equipes de corrida de aventura (CA) parece sofrer influência não apenas de variáveis de aptidão física, mas também da experiência e da capacidade de tomada de decisão de seus navegadores.
Objetivo: O objetivo deste estudo foi avaliar a associação de nível de aptidão física (variáveis fisiológicas cardiopulmonares) e idade com desempenho em tomada de decisão (performance) e desempenho competitivo em equipes de CA.
Métodos: Oito navegadores foram submetidos a um teste de Tomada de Decisão (TD) cognitivo, antes (TD1) e após (TD2) a realização de um teste de esforço progressivo máximo em esteira. Para comparação das médias dos resultados do TD foi utilizado Teste t de Student para amostras pareadas e Teste de Wilcoxon. Para as associações, utilizou-se correlações de Pearson e Spearman (p < 0,05).
Resultados: As variáveis fisiológicas e o desempenho na competição apresentaram baixa correlação (p > 0,05). Idade apresentou bons índices de correlação com os resultados do TD2 (PONTOS: r = -0,84; ACERTOS: r = -0,86; ERROS: r = -0,77; p < 0,01) e com o desempenho das equipes (r = -0,71, p < 0,05).
Conclusão: A idade dos navegadores pode ser um fator que influencia o desempenho final das equipes de CA, pois, é provável que os atletas com mais idade possuam mais experiência de competição, que somada a fatores psicológicos, podem influenciar a tomada de decisão de modo a escolher melhores percursos durante as competições, contribuindo para o desempenho competitivo da equipe.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.