Resumo
Introdução: O clima de aprendizagem é considerado uma atmosfera apropriada para que os alunos possam criar vínculos afetivos no ambiente escolar, influenciando sua motivação.
Objetivo: Validar o questionário Learning Climate Questionnaire (LCQ) para a realidade brasileira.
Métodos: A adaptação transcultural foi realizada por três doutores em Psicologia do Esporte envolvidos no processo de avaliação de validade de conteúdo, após a realização da tradução e da tradução reversa para o inglês. Para a avaliação da consistência interna e validação do constructo do LCQ a amostra foi composta por 403 alunos de escolas estaduais do noroeste do Paraná. A Análise Fatorial Confirmatória foi realizada por meio do Método de Máxima Verossimilhança.
Resultados: Os resultados evidenciaram que a versão para a língua portuguesa contém questões adequadas em relação à clareza de linguagem e pertinência prática (CVC>0,83). A fidedignidade teste-reteste foi satisfatória (R=0,72). A análise fatorial confirmatória apresentou índices de ajustamento adequados (χ2/gl = 2,81, GFI = 0,92, CFI = 0,93, TLI = 0,92, RMSEA = 0,06).
Conclusão: Concluiu-se que a versão para a língua portuguesa do LCQ mostrou-se válida para avaliar o clima de aprendizagem no contexto escolar brasileiro.
Referências
Gregory G. Creating a climate for learning. In: Gregory, G. H.; Chapman, C. Differentiated Instructional Strategies in Practice: Training, Implementation, and Supervision. 2 ed. Thousand Oaks, CA: Corwin Press; 2008.
Mesquita I. Fundar o local do desporto na escola através do modelo de educação desportiva. In: Mesquita, I; Bento, J. Professor de educação física: fundar e dignificar a profissão. Belo Horizonte: Instituto Casa da Educação Física; 2012.
Black AE, Deci EL. The effects of student self-regulation and instructor autonomy support on learning in a college-level natural science course: A self-determination theory perspective. Science Education 2000; 84: 740-756.
Pasquali L. Instrumentação psicológica: fundamentos e práticas. Porto Alegre: Artmed; 2010.
Deci EL, Ryan RM. Perceived Autonomy Support: The Climate Questionnaires. [acesso em 2011 out 23]. Disponível em: http://www.psych.rochester.edu/SDT/measures/paslearning.php.
Martins GA. Sobre confiabilidade e validade. RBGN, São Paulo 2006, 8 (20): 1-12.
Cook DA, Beckman TJ. Current concepts in validity and reliability for psychometric instruments: theory and application. The American Journal of Medicine 2006, 119 (2): 166.
Marôco J. Análise de equações estruturais: fundamentos teóricos, softwares e aplicações. Lisboa: Report Number; 2010.
McDowell I, Newell C. Measuring health: a guide to rating scales and questionnaires. New York: Oxford University Press; 1996.
Landis JR, Koch GG. The measurement of observer agreement for categorical data. Biometrics 1977, 33: 159-74.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.