Validação do Learning Climate Questionnaire (LCQ): Um Questionário Para Avaliação Do Clima De Aprendizagem
Revista de Educação Física / Journal of Physical Education Jul 2016
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Página título

Palavras-chave

validação
clima de aprendizagem
escola
questionário
psicometria

Como Citar

Costa, L. C. A. da, Both, J., Passos, P. C. B., Medeiros, A. I. A., Marôco, J., & Vieira, L. F. (2016). Validação do Learning Climate Questionnaire (LCQ): Um Questionário Para Avaliação Do Clima De Aprendizagem. Revista De Educação Física / Journal of Physical Education, 85(2). https://doi.org/10.37310/ref.v85i2.151

Resumo

Introdução: O clima de aprendizagem é considerado uma atmosfera apropriada para que os alunos possam criar vínculos afetivos no ambiente escolar, influenciando sua motivação.

Objetivo: Validar o questionário Learning Climate Questionnaire (LCQ) para a realidade brasileira.

Métodos: A adaptação transcultural foi realizada por três doutores em Psicologia do Esporte envolvidos no processo de avaliação de validade de conteúdo, após a realização da tradução e da tradução reversa para o inglês. Para a avaliação da consistência interna e validação do constructo do LCQ a amostra foi composta por 403 alunos de escolas estaduais do noroeste do Paraná. A Análise Fatorial Confirmatória foi realizada por meio do Método de Máxima Verossimilhança.

Resultados: Os resultados evidenciaram que a versão para a língua portuguesa contém questões adequadas em relação à clareza de linguagem e pertinência prática (CVC>0,83). A fidedignidade teste-reteste foi satisfatória (R=0,72). A análise fatorial confirmatória apresentou índices de ajustamento adequados (χ2/gl = 2,81, GFI = 0,92, CFI = 0,93, TLI = 0,92, RMSEA = 0,06).

Conclusão: Concluiu-se que a versão para a língua portuguesa do LCQ mostrou-se válida para avaliar o clima de aprendizagem no contexto escolar brasileiro.

https://doi.org/10.37310/ref.v85i2.151
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