Aptidão física de crianças e adolescentes praticantes de esportes: um estudo transversal
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Palavras-chave

desempenho atlético
educação física e treinamento
educação infantil
athletic performance
physical education and training
children and adolescents education

Como Citar

Araujo, A., Gonçalez, R. H., Lima, P. O. de P., & Lourenço, B. M. (2018). Aptidão física de crianças e adolescentes praticantes de esportes: um estudo transversal. Revista De Educação Física / Journal of Physical Education, 87(2). https://doi.org/10.37310/ref.v87i2.423

Resumo

Introdução: Valores anormais de aptidão física predispõem o organismo ao aparecimento de diversas doenças crônico-degenerativas.

Objetivo: Examinar a associação de modalidade esportiva com aptidão física e descrever ambas segundo sexo, em crianças e adolescentes participantes de um projeto esportivo da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Métodos: Estudo observacional transversal, com amostra por conveniência, do qual participaram 240 crianças e adolescentes com idades entre 7 e 16 anos de idade. Para colher as informações de saúde, medidas antropométricas e quanto à modalidade esportiva utilizaram-se questionários. Para avaliar a aptidão física foram aplicados testes de agilidade, flexibilidade e força. Foram utilizadas estatísticas descritivas: frequências, médias e desvios padrão. Para examinar diferenças em aptidão física e variáveis biológicas (idade, peso, estatura) entre meninos e meninas, utilizou-se o teste t de Student para amostras independentes. Para avaliar diferenças entre modalidades praticadas, também segundo sexo, utilizou-se o teste do c2. Para examinar diferenças em aptidão física segundo modalidade esportiva e segundo variáveis biológicas, utilizou-se a ANOVA one-way com post-hoc de Bonferroni. O nível de significância para todas as análises foi de 95%.

Resultados: A aptidão física dessa população pode ser considerada insatisfatória. Resistência cardiorrespiratória obteve padrão muito fraco e circunferência abdominal apresentou-se fora do valor de normalidade para parte da amostra do sexo masculino. Flexibilidade de membros inferiores e coluna para ambos os sexos e força de membros inferiores e superiores no sexo masculino demonstraram valores classificados como razoável. A maior parte dos escolares praticavam natação e os que apresentavam maior peso, estatura e envergadura foram observados nos treinos de futebol e futsal (p<0,001).

Conclusão: De modo geral, a aptidão física dos escolares apresentou-se em valores que a classificaram como insatisfatória. Flexibilidade, força de membros inferiores e superiores e Índice de Massa Corporal demonstraram valores aceitáveis de normalidade. Os resultados do presente estudo indicam a necessidade de uma intervenção para que as atividades físicas extraescolares tenham efeito sobre a aptidão física das crianças e adolescentes a fim de favorecer o desenvolvimento e promover a saúde. Nesse sentido, outros estudos de caráter experimental longitudinal devem ser conduzidos.

Physical Fitness in Children and Adolescents Sportists: a Cross-Sectional Study

Introduction: Abnormal values of physical fitness predisposes the organism to the appearance of several chronic-degenerative diseases.

Objective: To examine the association of sports practice with physical fitness in children and adolescents participating in a sports project of the Federal University of Ceará (FUC).

Methods: This was a cross-sectional and observational study conducted in a convenience sample of children and adolescents (n=240) aged between 7 and 16 years. Questionnaires were used to collect health information and to register anthropometric measures and sporting modality. To assess physical fitness, tests of agility, flexibility and strength were applied. Descriptive statistics were used: frequencies, means and standard deviations. To examine differences in physical fitness and biological variables (age, weight, height) between boys and girls, Student's independent t-test was used. To evaluate differences between practiced modalities, also according to sex, the c2 test was used. To examine differences in physical fitness according to sport modality and according to biological variables, one-way ANOVA with Bonferroni post-hoc was used. The level of significance for all analyzes was 95%.

Conclusion: In general, the physical fitness of schoolchildren presented values classified as unsatisfactory. Flexibility, strength of lower limbs and upper limbs and Body Mass Index showed acceptable values. The results of the present study indicate the need for intervention so that extracurricular physical activities have an effect on physical fitness of children and adolescents aiming to favor their development and to promote health. In this sense, other longitudinal experimental studies should be conducted.

 

https://doi.org/10.37310/ref.v87i2.423
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